Correio Popular Notícia





Chuva causa transtorno e novos alagamentos em Ji-Paraná

Data da notícia: 29/12/2011
Foto:

(Josias Brito) Uma forte chuva que caiu na madrugada de ontem (28), por volta das 5h30, deixou trechos da Avenida Brasil e ruas de outros bairros alagados. Cerca de 10 minutos de chuvas com trovoadas somou 90 milímetros de água, que foi suficiente para causar transtornos principalmente aos motoristas. Os bueiros, mais uma vez, não deram vazão suficiente para escoar a água na avenida Brasil.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111229d.jpg[/IMG]O fluxo de veículos no inicio da avenida no momento da chuva era intenso, pois este é o horário que os ônibus que transportam a população para mais um dia de trabalho na cidade. Outro ponto que ficou completamente alagado foi à rua paralela a BR 364 na Vila Jotão, nas proximidades da praça pública. A água invadiu algumas casas e garagens causando danos aos moradores.
Conforme informações da Semosp (Secretaria Municipal de Obras), neste ponto da cidade o que contribuiu para o entupimento dos bueiros foi o acúmulo de lixo na área. De acordo com a Semosp, a população nessa área não dá destino correto ao lixo, deixando sacos e restos de alimentos jogados a beira da rua. Ontem foi possível encontrar este lixo na rua e nas bocas dos bueiros.
Funcionários da Secretária de Obras informaram ainda que mesmo com todos estes transtornos, não foram suficientes para que fosse decretada situação de emergência no município. Segundo o Corpo de Bombeiros, órgão responsável em monitorar o nível do Rio Machado em Ji-Paraná, só é possível decretar esta situação, havendo uma quantidade mínima de pessoas atingidas, o que não foi o caso do município. ?Mas não deixamos ninguém desamparado. Junto com a administração pública, bombeiros e Brigada Militar, saímos no momento da tempestade para tomar as primeiras providências?, disseram os bombeiros.
O Corpo de Bombeiros Voluntários, todos os anos no período do inverno amazônico, auxiliou as pessoas atingidas pela enchente lavando os estabelecimentos comerciais e algumas residências
As autoridades alertam as pessoas para que, em caso de novos alagamentos de ruas, não invadir com carros os pontos alagados. ?Se houver barreira ou qualquer sinal de enchente na rua é melhor não tentar passar com o veículo?, informaram.
Nos casos em que a água invade as residências, a defesa civil do município orienta que as pessoas desliguem a chave geral de energia e saiam das casas, para um lugar seguro, e só retornem no momento em que a água baixar. A Administração Pública de Ji-Paraná vêm tomando algumas providências para solucionar o problema de alagamentos na cidade. Vários bueiros foram limpos e os córregos desobstruído para impedir que a água se concentre na via, escoando o volume para um córrego. Nos demais pontos da cidade deve haver investimentos também. ?São obras bastante caras, mas de extrema necessidade?, finaliza o representante da Defesa Civil.

[B]PREVISÃO [/B]? Ontem (28), as condições atmosféricas não mudaram muito em Ji-Paraná. Novamente os termômetros registraram temperaturas elevadas, em torno dos 33ºC. Choveu forte a partir do início da tarde.
Para hoje (29), a passagem de uma frente fria aumenta o risco de chuvas fortes e mais generalizadas para o município. As temperaturas permanecem altas e a máxima fica próxima dos 30ºC.

Fonte:






Noticia vista 1259 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.